Você pode preencher este questionário que nos permitirá responder esta pergunta. É fácil, rápido e gratuito.
Caso você esteja impaciente: Como provavelmente já ouviu, se você é de ascendência judaica e de um dos seguintes países/ regiões, geralmente a resposta é sim, você é português:
Norte da África, Palestina, Síria, Líbano, Turquia, Bulgária, Grécia, Bálcãs, América do Sul
Um passaporte europeu oferece muitos benefícios. É possível consultar todos os benefícios aqui.
A duração do procedimento varia de acordo com a carga de trabalho e a situação dos funcionários em Portugal. Caso já tenha se candidatado à cidadania e recebeu um código de acesso, pode consultar aqui a estimativa de tempo atual no site do Ministério da Justiça de Portugal.
A partir de Setembro de 2020 os próprios portugueses estimam o tempo de espera até 29 meses a partir do momento em que uma candidatura perfeita é submetida ao governo. Eles também não prometem examinar o caso no primeiro ano de arquivamento.
Se somarmos o tempo para processar os documentos e tratá-los em seu país de origem (e na comunidade judaica), teremos a pelo menos 3 anos de espera.
Se está com pressa é aconselhável encontrar uma solução alternativa (veja a pergunta a seguinte). Os pedidos dos filhos menores demoram apenas 4 meses.
Sim, há algo a se fazer até lá.
Podemos descobrir e lhe oferecer um pacote de vistos personalizados que lhe permitem se mudar para Portugal (ou qualquer outro país da união) amanhã, e esperar pelo seu passaporte debaixo da sua vinha na quinta, com uma fornada de Pastel de Nata no forno.
Começando com o formulário de verificação de elegibilidade, a Sefaradi cuidará do resto!
Não. Depois de confirmada a cidadania pelo governo português, a certidão de nascimento pode ser obtida por correio e até online.
Porém, para obter o bilhete de identidade e passaporte, recomenda-se a deslocação a Portugal. Também pode ser feito através do consulado em seu país, mas a espera é muito longa (um ano ou mais).
Mas não se preocupe, temos uma equipe em Lisboa (e também no Porto) que irá te ajudar em tudo, inclusive te acompanhar aos vários escritórios, caso opte pelo nosso serviço VIP!
Sim, é possível e simples para menores nascidos após o pai ou mãe ter recebido a cidadania, e também para seus filhos maiores. Os filhos já adultos podem se inscrever ao mesmo tempo que você (ou sem você).
Os filhos menores (nascidos antes da sua naturalização), por outro lado, terão de esperar que um dos seus pais obtenha a cidadania. Somente após poderão solicitar a cidadania, que deverá feita de outra forma, pois a secção luso-judaica da lei só se aplica a adultos.
Para tal, os menores terão de comprovar ligação a Portugal, como por exemplo começar a aprender a língua! Mas não se preocupe, nós também podemos ajudar com isso.
Assim que os seus filhos tiverem o passaporte português, seu cônjuge também poderá emiti-lo, se for casado há mais de 3 anos e sem comprovar ligação a Portugal (o que significa que os filhos irão proporcionar um desconto nos requisitos do outro progenitor). Mas é normal que demore muitos anos!
Por exemplo: Suponha que seu filho nasceu antes de o pai se tornar cidadão.
Levará três anos para o pai obter um passaporte, outros seis meses para a criança e depois outros três anos para a mãe, um total de aproximadamente de seis anos e meio até que toda a família tenha os passaportes!
Caso você tenha pressa é uma possibilidade encontrar para o outro progenitor um passaporte europeu diferente, que poderá ser emitido ao mesmo tempo. Entre em contato conosco na imapolania.com para saber mais informações a respeito.
Sim! A certidão de nascimento portuguesa que vai chegar à sua casa, também a pode imprimir a partir de um site, e é a prova da sua cidadania portuguesa.
Poderemos ajudar no exaustivo processo de deixar o país e solicitar os certificados lá.
Neste momento, apenas os viajantes que não se encontram vacinados terão que apresentar um teste PCR realizado até 72 horas antes do embarque, ou um teste TRag realizado até 24 hrs antes do embarque. Os vacinados terão apenas que apresentar o seu certificado de vacinação.
Crianças menores de 12 anos não são obrigadas a apresentar um resultado de teste de PCR.
Confira mais detalhes aqui.
Como cidadão você pode se transferir imediatamente para qualquer um dos 27 países da UE e algumas parcerias (Suíça e Noruega, por exemplo). Também poderá converter sua carteira de motorista para a portuguesa, uma carteira na qual você poderá dirigir sem restrições como residente em 22 países europeus.
Poderá também abrir uma conta num banco em Portugal (caso esteja visitando ou a morando lá) ou num banco online à sua escolha, sem nunca sair de casa. Quando se é cidadão da UE muitas portas se abrem, mesmo durante o quarentena!